Cuidados com a pele durante o tratamento do câncer: dicas para quem faz quimio ou radioterapia
Durante o tratamento do câncer, é muito importante para o paciente manter a autoestima lá em cima, já que o emocional tem um grande papel nesse período. Para muitas pessoas, homens e mulheres, ter uma pele bonita sempre foi motivo para estar bem consigo mesmo. Durante as terapias contra o câncer, no entanto, a pele pode ficar bastante fragilizada e apresentar irritações, vermelhidão, coceira, entre outros sintomas.
Redobrar os cuidados com a pele durante o tratamento é fundamental. A quimio e a radioterapia, por exemplo, podem deixar a pele bastante sensível e irritada, os hábitos mais corriqueiros, como fazer a barba e tomar banho, podem acabar danificando a pele caso não sejam feitos da maneia correta.
Confira algumas dicas para manter a pele protegida durante o tratamento do câncer:
- Para quem faz radioterapia, é fundamental lavar a área irradiada com água e sabão, enxugando suavemente com uma toalha macia
- Evitar entrar em saunas e banhos muito quentes, além de não usar bolsas de água quente ou de gelo na área em tratamento
- Proteja a pele do sol até um ano depois do fim do tratamento, sempre combinando o uso de protetor solar fator 30, bonés, chapéus, camisetas e barracas com proteção UV.
- Evitar roupas muito apertadas, como sutiãs, calças e roupas íntimas
- Não usar tecidos sintéticos, como lycra, nylon e outros tecidos com fibra sintética. As roupas devem ser de algodão
- Na hora de fazer a barba ou de se depilar, muito cuidado para não ferir a pele, que está mais sensível
- Evitar tirar as cutículas dos dedos e ter cuidado na hora de cortar as unhas
- Use hidratantes diariamente conforme orientação do seu oncologista ou radioterapeuta
Se mesmo com os cuidados a sua pele apresentar muitas reações, converse com seu médico sobre o que pode ser feito a respeito.
Fonte: Medical Site
04 de Agosto de 2022
