contato@drcarlosvidal.com.br    |   

Como a dieta influencia no tratamento do câncer?

Como já dizia o ditado, você é o que você come! E isso não é à toa: a nossa alimentação tem um grande impacto na nossa saúde e qualidade de vida. No tratamento do câncer, isso não é diferente. A dieta pode ser uma grande aliada no combate à doença.

O câncer causa diversas mudanças no organismo. Ela influencia no sistema imunológico, no apetite e no metabolismo em geral, por isso, o acompanhamento nutricional durante o tratamento é fundamental.

Os tratamentos utilizados para combater o câncer, como a quimioterapia e a radioterapia, podem causar muitos efeitos colaterais que deixam o nosso corpo muito fraco. Nesse cenário, manter uma boa alimentação é a chave para que o corpo consiga os nutrientes necessários para se fortalecer.

As recomendações alimentares variam de acordo com o estado nutricional do paciente e com o tratamento proposto, e sabemos que a desnutrição pode interferir negativamente no tratamento proposto, além de favorecer o surgimento de algumas doenças, como sarcopenia, caquexia, anemia, entre outros.

De forma geral, quem faz tratamento oncológico deve ter uma dieta saudável e balanceada, consumindo alimentos naturais, como frutas, verduras e legumes, sempre muito bem higienizados. Além disso, é preciso evitar ao máximo alimentos ultraprocessados e industrializados em geral, pois eles contêm ingredientes artificiais que agridem a nossa saúde.

Fonte: Medical Site