Quais são os tipos de câncer mais perigosos?
Você sabia que existem mais de 200 tipos de câncer? A doença pode se desenvolver em qualquer parte do corpo, mas isso não quer dizer que todos esses tumores são comuns. Alguns são relativamente raros, ao passo que outros são bastante comuns e podem apresentar alto grau de letalidade. Você sabe quais são eles?
Câncer de pulmão
Segundo a OMS, 1,8 milhão de pessoas morreram em 2020 em decorrência do câncer de pulmão. A principal causa deste tipo de câncer é o tabagismo, responsável por cerca de 90% das mortes por essa condição.
Dados do Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos atestam que fumantes do sexo masculino têm 25 vezes mais chances de desenvolver câncer de pulmão do que os não fumantes, enquanto as mulheres têm 25,7 vezes mais.
Sintomas
O câncer de pulmão manifesta poucos indícios durante seus estágios iniciais. Conforme ele avança, podem surgir os seguintes sintomas:
- Tosse frequente
- Dor no peito
- Dificuldade para respirar
- Respiração ofegante
- Episódios repetidos de pneumonia ou bronquite
- Rouquidão
- Tosse com excesso de muco e catarro com sangue ou cor de ferrugem
A melhor maneira de prevenir o câncer de pulmão é não fumar e evitar o fumo passivo, que é a inalação de fumaça do cigarro mesmo que a pessoa não seja fumante.
Câncer de intestino
Também chamado de câncer colorretal, do cólon ou do reto, o câncer de intestino também é um dos cânceres mais letais do mundo. Ele pode, ainda, se espalhar para outras partes do corpo, especialmente o fígado e, às vezes, para os pulmões, ossos e outros órgãos.
Sintomas
Os sintomas do câncer colorretal incluem:
- Alterações intestinais (diarreia ou prisão de ventre)
- Sensação de que o intestino não está se esvaziando completamente
- Sangue nas fezes
- Dores frequentes de gases ou cãibras
- Perda de peso sem motivo conhecido
- Fadiga
- Náusea ou vômito
Em geral, quem tem histórico familiar de câncer colorretal tem o dobro de probabilidade de desenvolvê-lo.
Os exames periódicos, como o de fezes e a colonoscopia, podem diagnosticar o câncer colorretal precocemente, quando a possibilidade de cura ainda é grande. É recomendável realizar estes exames anualmente, a partir dos 45 anos, principalmente se houver histórico familiar.
Câncer de fígado
Além da possibilidade do tumor se desenvolver no próprio fígado, este é o órgão com maior chance de metástase do câncer colorretal.
Os principais sintomas são:
- Perda de peso sem motivo aparente
- Fadiga
- Sensação de saciedade após uma pequena refeição
- Falta de apetite
- Dor abdominal persistente
- Inchaço da área do estômago
- Descoloração amarela da pele e olhos
- Massa que pode ser sentida no fígado
Câncer de estômago
Também conhecido como câncer gástrico, o câncer de estômago foi responsável por quase 800 mil mortes em 2020. Os principais fatores de risco são o tabagismo, infecção pela bactéria H. pylori e algumas doenças hereditárias.
Os sintomas de tumores estomacais incluem:
- Falta de apetite
- Perda de peso sem motivo
- Dor abdominal
- Sensação de saciedade após uma pequena refeição
- Azia ou indigestão
- Vômito, com ou sem sangue
- Edema ou acúmulo de fluido no abdômen
- Sangue nas fezes
- Anemia
Câncer de mama
O câncer de mama é o mais comum em mulheres, depois do câncer de pele não melanoma. O tumor mamário representa 15% de todos os cânceres femininos, sendo responsável por quase 700 mil mortes no mundo em 2020.
Se detectado precocemente, o câncer de mama pode ser controlado e até mesmo curado. Mas continua a ser a principal causa de morte por câncer em mulheres, seguido por câncer de pulmão, colorretal e colo do útero.
Fonte: Medical Site
06 de Outubro de 2022
