contato@drcarlosvidal.com.br    |   

Tudo o que você precisa saber sobre o câncer de bexiga

No Brasil, cerca de 11 mil casos de câncer de bexiga são diagnosticados anualmente, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Este é um tumor que atinge as células dos tecidos do órgão e é classificado de acordo com a célula que sofreu alteração:

- Carcinoma de células de transição: é o mais comum, sendo iniciado nas células do tecido mais interno da bexiga.

- Carcinoma de células escamosas: afeta as células delgadas e planas que podem surgir na bexiga depois de uma infecção ou uma irritação prolongadas.

- Adenocarcinoma: origina-se nas células glandulares (de secreção) que podem se formar na bexiga depois de um longo tempo de irritação ou inflamação.

Entre 50% e 70% dos casos de câncer na bexiga estão relacionados com o tabagismo, principalmente em homens brancos e de idade avançada. Além disso, esse tumor pode surgir como consequência da exposição a diversos compostos químicos que são nocivos à saúde, como benzeno, agrotóxicos, fumo e poeira de metais, cromo/cromatos, por exemplo.

Sangue na urina, dor durante o ato de urinar e necessidade frequente de urinar, mas sem conseguir fazê-lo, podem ser sinais de alerta de diferentes doenças do aparelho urinário, inclusive do câncer de bexiga. Por isso, ao notar os sintomas, é fundamental procurar um médico.

Fonte: Medical Site