contato@drcarlosvidal.com.br    |   

Câncer de colo de útero

Janeiroé tempo de férias, calor e prevenção. Dentro do calendário cada vez maiscolorido da saúde, foi criado o Janeiro Verde – mês da conscientização sobre ocâncer de colo de útero, o terceiro tipo mais comum entre as mulheres, registrando16 mil casos por ano no Brasil.

 

Apesardos altos índices de ocorrência, médicos lembram que a doença é facilmentediagnosticada com exames ginecológicos, como o Papanicolau – daí a importânciada prevenção, que deve começar ainda na adolescência. Mesmo curável, a doença ésilenciosa e, por isso, em cerca de 35% dos casos acaba levando à morte.

 

Normalmenteas mulheres se cuidam muito mais que os homens. Enquanto 6 em cada 10 homensfazem prevenção anualmente, 8 em cada 10 mulheres vão ao médico pelo menos umavez por ano para consultas de rotina, de acordo com o IBGE. Ainda assim,Janeiro é usado como alerta para os cuidados com a saúde delas.

 

Oútero é um órgão exclusivamente feminino. O câncer nessa região é causadobasicamente pelo vírus HPV (vírus do papiloma humano), transmitido sexualmente.No início o vírus não é agressivo, mas é oportunista: espera a queda da imunidadeno local para começar um processo pré-canceroso, geralmente uma lesãocancerosa. Se ela for de baixo grau, costuma desaparecer sozinha em cerca de 1ano. Quando essa lesão não desaparece ou quando ela é de alto grau, então precisaser tratada.

 

Otratamento normalmente é uma cirurgia para a retirada da região com lesões,preservando os ovários. Quando passa do momento de operar, é recomendadaquimioterapia ou radioterapia – são os casos mais avançados.

 

Avacina contra o HPV é uma aliada na prevenção dessa doença e é indicada ameninas entre 9 a 14 anos e a meninos entre 11 a 14 anos. Ou seja, umapopulação imune ao vírus antes do início da vida sexual reduziria o contágio,mas entre os adultos, sexo seguro e exames de rotina são as principaisrecomendações. Outras indicações são evitar o cigarro e tentar seguir umacombinação de exercícios físicos regulares e alimentação balanceada, além deboas noites de sono. O mais importante é manter a imunidade em dia paradiminuir também a incidência de outras enfermidades.

 

Fonte:Medical Site