contato@drcarlosvidal.com.br    |   

Leucemia tem cura? Saiba tudo sobre esse tipo de câncer

A leucemia é um tipo de câncer que atinge os glóbulos brancos (leucócitos), que são nossas células de defesa do organismo. Eles são produzidos pela medula óssea e têm como objetivo proteger o nosso corpo de infecções, alergias e outras doenças.

Na leucemia, uma célula sanguínea que ainda não atingiu a maturidade sofre uma mutação genética que a transforma em uma célula cancerosa. Dessa forma, as células sanguíneas saudáveis da medula óssea vão sendo substituídas por células anormais cancerosas.

São mais de 12 tipos de leucemia reconhecidos pela Medicina, sendo que os quatro principais são a leucemia mieloide aguda (LMA), leucemia mieloide crônica (LMC), leucemia linfocítica aguda (LLA) e leucemia linfocítica crônica (CLL).

Este tipo de câncer é de causa desconhecida e, por isso, não é possível preveni-la. No entanto, o tabagismo é frequentemente associado com o aumento do risco de leucemia mieloide aguda. Portanto, parar de fumar será benéfico não só para o risco de leucemia, mas também outros tipos de câncer e doenças causadas pelo cigarro.

Os sintomas da leucemia incluem anemia, sangramento na gengiva e no nariz, manchas roxas pela pele, gânglios linfáticos inchados no pescoço e na axila, febre, perda de peso sem causa definida e dores nos ossos e nas articulações.

Caso seja detectada em estágios iniciais, a leucemia tem maior possibilidade de ser curada. Para isso, é preciso estar em dia com todos os seus exames e não deixar de fazer acompanhamento médico.

Fonte: Medical Site