Novembro azul: campanha de conscientização sobre o câncer de próstata
O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens, ficando atrás somente do câncer de pele. A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, responsável pela produção do esperma.
Este câncer é mais comum em homens com mais de 50 anos. Porém, se houver histórico familiar, a doença pode acabar se manifestando mais cedo. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que cerca de 30% dos casos de câncer de próstata acabam em óbito.
Se diagnosticado em estágio inicial, o câncer de próstata tem mais de 90% de chance de cura. Porém, para isso, é fundamental fazer acompanhamento médico regularmente, já que este câncer não apresenta sintomas em fases iniciais. Se surgirem sintomas como dor óssea, dor ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina ou no sêmen, significa que o câncer já está em fase avançada, o que diminui as chances de recuperação.
Os exames necessários para rastrear o câncer de próstata são o exame de toque retal, que permite que o médico examine possíveis alterações na glândula, e o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). O tratamento do câncer de próstata depende da evolução da doença e do estado de saúde do paciente.
A campanha do Novembro Azul tem como principal objetivo conscientizar os homens sobre a importância da prevenção deste câncer e da realização do exame de toque retal anualmente, o que muitas vezes não acontece por tabu. No entanto, quando se trata de saúde, o preconceito não pode ser um obstáculo na luta pela vida.
Fonte: Medical Site
11 de Novembro de 2021
