contato@drcarlosvidal.com.br    |   

O que é e como funciona a radioterapia?

A radioterapia é uma das opções de tratamento do câncer. Ela é feita de forma localizada, de forma isolada ou associadas a outras terapias, como a quimioterapia ou a cirurgia oncológica.

Cerca de 60% dos pacientes com câncer realizam radioterapia, mas cabe ao médico oncologista avaliar cada caso individualmente.

A radioterapia utiliza radiações ionizantes para destruir ou inibir o crescimento das células cancerígenas. Entre os diversos tipos de radiações, as mais utilizadas atualmente são as eletromagnéticas (raios X ou raios gama) e os elétrons (disponíveis em aceleradores lineares de alta energia).

Esse tratamento é planejado cuidadosamente de forma a preservar as células saudáveis o máximo possível. Porém, a radioterapia pode acabar atingindo os tecidos saudáveis, o que resulta em efeitos colaterais. Mas, ao contrário das células cancerígenas, essas células saudáveis têm a capacidade de se regenerar.

O tratamento de radioterapia pode ser realizado em hospitais ou clínicas especializadas, com os profissionais habilitados. Em geral, não é preciso internação para realizar a terapia, mas, caso o estado de saúde do paciente esteja debilitado, a internação será avaliada pelo médico, para garantir que o paciente esteja sob constante cuidado.

Fonte: Medical Site