Após o tratamento do câncer, o que o paciente precisa fazer?
A finalização do tratamento do câncer é um momento marcante na vida do paciente oncológico. O que muda? Afinal, estou curado? Quais são os próximos passos?
Mesmo após a finalização do tratamento, o acompanhamento com o oncologista deve continuar. Isso porque é fundamental que o indivíduo mude o seu estilo de vida e adote hábitos saudáveis, que serão orientados pelo médico. Isso inclui mudanças na alimentação, prática de exercícios físicos e cuidados com a saúde mental. Essa mudança é fundamental para recuperar a qualidade de vida e amenizar os efeitos colaterais que o tratamento possa ter causado.
Quando os exames não detectam mais células cancerígenas, dizemos que houve remissão total do tumor. Quando o tumor diminui, mas ainda está presente, caracterizamos como uma remissão parcial. O paciente somente é considerado curado quando não apresenta sinais de recidiva da doença por anos após o fim do tratamento. Não existe um tempo determinado, porque tudo varia de acordo com o tumor e a gravidade do caso. Por isso, é muito importante o acompanhamento médico após a finalização da terapia.
A recidiva ocorre quando a doença volta após o fim do tratamento, mas não é possível prever se isso vai acontecer ou não. Portanto, para minimizar as chances, é fundamental que o paciente mude os seus hábitos de vida e faça o acompanhamento com o médico regularmente.
Fonte: Medical Site
15 de Abril de 2021
