Hipec: conheça a quimioterapia concentrada para tratar câncer abdominal
No tratamento do câncer, a quimioterapia pode ser uma opção de tratamento. Neste cenário, a quimioterapia intraperitoneal hipertérmica (Hipec, sigla em inglês) vem como um tratamento promissor a ser utilizado durante uma cirurgia citorredutora - procedimento de alta complexidade para um tipo raro de câncer localizado no peritônio, que é a membrana que recobre a região do abdômen.
A cirurgia de citorredução, juntamente com a Hipec, está indicada para casos de tumores primários de peritoneal, casos selecionados de tumores intestinais e tumores de ovário com disseminação peritoneal. A cavidade peritoneal fica localizada dentro da cavidade abdominal.
Ao contrário da quimioterapia convencional, que circula por todo o organismo, na Hipec o medicamento é administrado diretamente no tumor, permitindo que seja utilizada uma dose maior da droga. Dessa forma, é possível reduzir os mecanismos de defesa do tumor à quimioterapia convencional, induzindo uma resposta imunológica satisfatória.
Com a utilização dessa terapia, é possível aumentar as chances de cura de tumores peritoneais em estágio inicial, e nos casos metástase de ovário e de cólon, ela aumenta o tempo de vida do paciente.
Converse com seu médico sobre este tratamento.
Fonte: Medical Site
13 de Maio de 2021
