Por que o álcool contribui para a formação de tumores?
Quando falamos de câncer, a ingestão de álcool é um fator de risco para o desenvolvimento de basicamente todos os tumores. Mas isso não serve de alerta apenas para as pessoas que costumam ingerir grande quantidade de bebidas alcoólicas: na verdade, a ingestão de qualquer volume já é um risco.
O álcool é apontado como o responsável pelo surgimento de tumores na boca, garganta, esôfago, fígado, intestino e mama, além de estar envolvido na formação de tumores no estômago e no pâncreas. E não existe bebida melhor ou pior, todas são igualmente cancerígenas.
O álcool atua diferente em cada região do corpo:
· Na boca, no esôfago e na laringe, o álcool aumenta a permeabilidade da mucosa, facilitando a penetração de agentes cancerígenos;
· O álcool aumenta o nível de alguns hormônios, como o estrogênio, que está relacionado ao risco de câncer de mama;
· É no fígado onde a maior parte do álcool é metabolizado, resultando na produção de acetaldeído, que é tóxico para o órgão e pode causar cirrose ou aumentar o risco de câncer de fígado;
· No intestino, além de outros efeitos, há a diminuição da absorção de nutrientes, como o folato, que é fundamental para a proteção do órgão.
Agora que você já sabe como o álcool age no seu corpo, que tal considerar uma mudança nos hábitos de vida?
Fonte: Medical Site
11 de Março de 2021
