O que significa metástase óssea?
Todo câncer tem um local de início no corpo. Caso ele não seja diagnosticado precocemente, o tumor cresce e, nesse processo, algumas células cancerígenas podem se desprender dele e migrar para outras partes do corpo através da corrente sanguínea ou do sistema linfático. Quando isso acontece, temos um câncer em metástase, e isso faz com que a doença fique mais difícil de controlar e, portanto, mais difícil de curar.
Os tumores podem se espalhar para qualquer lugar do corpo, inclusive para os ossos, configurando a metástase óssea. O local que mais é atingido é a coluna vertebral, mas os ossos do quadril, da perna, dos braços, das costelas e do crânio também podem ser afetados.
Quando o tumor atinge um osso, ela prejudica as células que são responsáveis por mantê-lo saudável e forte. Dessa forma, ele vai ficando cada vez mais frágil e suscetível a fraturas, e isso pode acontecer com pouco ou nenhum trauma. Além disso, no caso de metástase para a coluna, o câncer pode comprimir a medula espinhal, correndo o risco de o paciente sofrer paralisia.
Quando um câncer entra em metástase, as chances de cura caem bastante. No entanto, existem diversos tratamentos que aumentam a sobrevida do paciente, minimizando os sintomas provocados pela doença e promovendo mais qualidade de vida.
Converse com seu médico.
Fonte: Medical Site
08 de Julho de 2021
