contato@drcarlosvidal.com.br    |   

O que são marcadores tumorais?

Marcadores tumorais ou biológicos são substâncias presentes ou produzidas por células cancerígenas e não-cancerígenas em resposta à condições malignas ou benignas. Essas substâncias dão algumas pistas sobre o tipo de neoplasia, sobre o tratamento mais adequado e sobre a eficácia do tratamento. 

Eles podem ser usados para prever a resposta do paciente ao método terapêutico, o prognóstico da doença, as chances de recidivas e até já houve hipótese de que eles poderiam servir também para rastreamento - que diagnostica o câncer em estágio inicial, antes mesmo que se apresente algum sintoma. No entanto, essa hipótese segue refutada até o momento.

Os níveis de marcadores tumorais

É pelos níveis de marcadores tumorais que obtemos as informações sobre a doença. Mas, definitivamente, eles não são ideais para fornecerem, sozinhos, qualquer diagnóstico de câncer. Pois condições não-cancerígenas podem, às vezes, provocar o aumento dos marcadores tumorais e, em contrapartida, condições cancerígenas podem apresentar um nível mais baixo de marcador tumoral. 

Ou seja, para um diagnóstico preciso, esses valores geralmente são combinados com resultados de outros testes, como biópsias (quando praticáveis) ou exames de imagem.

Os principais tipos de marcadores tumorais

A presença de um marcador tumoral é analisada e comprovada por amostras colhidas em laboratório. E há dois tipos principais de marcadores tumorais com diferentes direcionamentos para tratar o câncer:

Marcadores tumorais circulantes - encontrados no sangue, na urina, fezes ou fluídos corporais, são usados para estimar o prognóstico; avaliar se a doença é residual ou recidiva; investigar a resposta e a resistência ao tratamento;

Marcadores de tecidos tumorais - encontrados nos próprios tumores e usados para: estimar o prognóstico; diagnosticar, estadiar e/ou classificar o tumor; determinar o tipo tratamento.

Existem muitos outros marcadores tumorais diferentes, que fornecem indícios - nem sempre precisos, mas necessários - para detectar a presença e a evolução de um tumor. Como alguns marcadores estão relacionados a tipos específicos de câncer e outros a vários tipos diferentes de neoplasias, de uma forma ou de outra, podem ajudar a traçar o diagnóstico final e a dar suporte no acompanhamento.

Para mais esclarecimentos, procure o seu médico.